Menu

Chatbots, Messenger + Dialogflow

outubro 24, 2017 - Inteligência Artificial

Por Anderson Rostirolla e Mateus Zanini.

O que é um Chatbot?

Chatbot é um serviço de Inteligência Artificial (IA) que nos possibilita a interação através de aplicativos de mensagem, principalmente.

”Trocar mensagens são umas das poucas coisas que as pessoas fazem mais do que usar as redes sociais.”
— Mark Zuckerberg, The Verge

Tipos de Chatbot

A maioria dos autores costumam categorizar os chatbots em:

Por que usar Chatbots?

Ao mesmo tempo que utilizamos muitos aplicativos, utilizamos poucos. Entenda isto: segundo pesquisas, mensalmente usamos cerca de 30 aplicativos, porém a maior parte do tempo é preenchida pelo uso de apenas 5 deles. Continuaremos a usar sempre os mesmo aplicativos que estamos habituados, que também são os mais populares entre os usuários.

Isto ocorre principalmente pelo processo custoso que utilizar um novo aplicativo envolve, desde a instalação até a realização de um novo cadastro. Além do mais, em um aplicativo que o usuário já possui uma certa afinidade, a usabilidade com certeza será favorecida devido à interface familiar apresentada.

Cada vez mais grandes empresas de tecnologia (como Google, Facebook, Microsoft e até mesmo a Apple) vêem abrindo suas plataformas para aproximar desenvolvedores, startups e empresas com a criação de chatbots. Por exemplo o Dialogflow da Google, utilizado no desenvolvimento deste trabalho.

Porém chatbots não devem ser utilizados para substituir pessoas, mas sim para auxiliá-las. Por exemplo, um chatbot é capaz de informar seu saldo no cartão da Nubank ou mesmo informar quanto você gastou com comida no mês passado, porém não consegue dizer por que você foi cobrado duas vezes na sua última fatura.

Máquinas foram feitas para trabalhar, pessoas para pensar.

Chatbots são bons martelos, mas nem tudo é prego.
Amir Shevat, Slack

Tecnologias utilizadas

Referências

  1. https://medium.com/botsbrasil/o-que-%C3%A9-um-chatbot-7fa2897eac5d
  2. https://dialogflow.com/docs/
  3. https://developers.facebook.com

Deixe uma resposta